Durante a realização do evento What’s Next for Windows, a Microsoft anunciou a próxima geração do Windows – o Windows 11. A novidade chega em um momento em que o PC desempenha um papel central na vida das pessoas em todo o mundo. A companhia revelou alguns dos principais recursos do novo sistema operacional.
– A Microsoft modernizou o design e a experiência do usuário no Windows 11, do novo botão Iniciar e barra de tarefas para cada som, fonte e ícone. Os novos Snap Layouts, Snap Groups e Desktopsdo Windows 11 facilitam a multitarefa e a organização do Windows.
– A integração de novas equipes diretamente na barra de tarefas pode conectar o usuário instantaneamente por texto, bate-papo, voz ou vídeo com qualquer pessoa, em qualquer lugar no Windows, Android e iOS.
– O Windows 11 oferece as melhores experiências de jogos de PC até o momento, oferecendo Auto HDR, armazenamento direto e acesso ao aplicativo Xbox para jogar com o Xbox Game Pass.
– Com Widgets, um novo feed personalizado alimentado por IA, é possível abrir uma exibição com curadoria diretamente de sua área de trabalho. Para criadores e editores, Widgets também abre um novo espaço dentro do Windows para fornecer conteúdo personalizado.
– A nova Microsoft Store é o único local confiável para aplicativos e conteúdo, criando um ecossistema mais aberto para desenvolvedores e criadores, bem como uma experiência mais rápida e segura para profissionais de TI.
No caso dos jogos, o Auto HDR é um recurso exclusivo do Windows 11 e que adiciona automaticamente aprimoramentos de High Dynamic Range (HDR) a jogos criados em DirectX 11 – ou superior – que antes aproveitavam apenas o Standard Dynamic Range (SDR). O HDR permite que um jogo com suporte renderize uma gama muito mais ampla de valores de brilho e cores, dando uma sensação extra de riqueza e profundidade à imagem. Essa tecnologia foi introduzida nos consoles Xbox Series X|S e com ótimas respostas dos criadores e jogadores.
Com um SSD NVMe de alto desempenho e os drivers adequados, o Windows 11 pode em breve carregar novos jogos mais rápido, graças a uma tecnologia inovadora chamada DirectStorage, que também foi pioneira como parte da arquitetura Xbox Velocity apresentada no Xbox Series X e Xbox Series S .
Com o DirectStorage, que só estará disponível com o Windows 11, os jogos podem carregar ativos rapidamente para a placa de vídeo sem sobrecarregar a CPU. Isso significa que o usuário terá a experiência de mundos de jogo incrivelmente detalhados sem longos tempos de carregamento. Os PCs com Windows 11 “otimizados para DirectStorage” são configurados com o hardware e os drivers necessários para permitir essa experiência incrível.
Além de oferecer suporte aos novos avanços de hardware necessários para o DirectStorage, o Windows 11 continuará a ter o suporte de hardware mais amplo do mundo. Dessa forma, o usuário poderá conectar milhões de periféricos e acessórios de jogos.
O Windows 11 estará disponível em novos PCs e por meio de uma atualização gratuita para PCs com Windows 10 qualificados ainda este ano.