Com o cenário atual, pós-pandemia, quando houve um aumento considerável do uso da tecnologia em todos os segmentos, algumas profissões se estabeleceram como essenciais dentro das organizações e ainda se confirmam como tendência para os próximos anos.
Segundo a lista de empregos em alta do Linkedin para 2022, existe uma grande demanda para a área de tecnologia no Brasil e a previsão é de um crescimento ainda maior nos próximos cinco anos. O sócio da EXEC – empresa especializada em Executive Search – e responsável pelos segmentos de TMT (Tecnologia, Mídia e Telecom) e Consultorias, Marcus Giorgi, destaca profissões que estão e terão grande visibilidade no mercado de trabalho. Confira.
Cibersegurança ou cybersecurity – O profissional de cibersegurança (ou cybersecurity, em inglês) é o responsável em identificar vulnerabilidades nos sistemas – físicos ou virtuais – da empresa para prevenir, monitorar e evitar o uso indevido de dados e informações. Além disso, ele pode ajudar no desenvolvimento de sistemas de proteção, realizar testes de penetração em aplicativos, redes e dispositivos e ministrar treinamentos em outras áreas para capacitar os colaboradores sobre a importância da segurança da informação.
Engenheiro ou engenheira de dados – Um engenheiro de dados vai preparar o ambiente de TI da empresa para coletar, organizar e gerenciar os dados dentro de um sistema de armazenamento, podendo ser usado por outras áreas da empresa. Uma das responsabilidades desta profissão é garantir a confiabilidade dos dados. Em resumo, a pessoa precisa saber que o dado extraído é de qualidade para evitar uma tomada de decisão equivocada. Quando atuando junto com um cientista de dados, esses profissionais podem desenvolver algoritmos para encontrar padrões ocultos, automações e outras responsabilidades.
Cientista de dados – O cientista de dados tem uma função mais analítica, em que vai usar suas habilidades para identificar e resolver problemas complexos, analisar e avaliar tendências. Tudo isso sempre em conexão com a área de TI e a de negócios para identificar oportunidades de mercado e definir novos modelos de receita para a empresa. Também não podemos deixar de destacar que o entendimento da jornada dos clientes e sua fidelização passa pelo conhecimento do comportamento dos clientes, que hoje em dia é feita por meio da análise dos dados.
Gerente de Big Data – Gerente de Big Data é uma profissão em que uma pessoa vai coordenar uma equipe multifuncional para extrair os melhores insights de um grande volume de dados e, assim, levar eficiência e rentabilidade para a empresa aprimorando processos atuais ou propondo novas ideias. Ter este profissional em seu time vai ajudar, e muito, a destravar a arquitetura empresarial, de tecnologia e de dados.
Profissional de Machine Learning – Um profissional de Machine Learning (ou aprendizado de máquina, em português) vai criar máquinas virtuais e programas que, com o uso de algoritmos de Inteligência Artificial, serão capazes de executar diversas ações por conta própria, melhorando sempre a performance sem a intervenção direta de um ser-humano. Para isso, o engenheiro de Machine Learning vai criar o design e o desenvolvimento dos sistemas, aplicar os estudos nesses sistemas de acordo com a demanda do projeto, otimizar os modelos aplicados, treiná-los e, por fim, executar os testes para se chegar a um produto viável.
Gerente de projetos de IoT – Um gerente de projetos de IoT (Internet das Coisas ou Internet of Things, em inglês) vai desenhar a implementação de dispositivos conectados ou uma rede de sensores conectados – seja criando uma comunicaçãoMachine to Machine (M2M) ou aplicações para armazenar os dados. Esse desenho considera todas as etapas do uso de IoT em um negócio: a coleta de dados, seu armazenamento, o envio para sistemas em nuvem e depois para uma aplicação. Assim, os líderes podem tomar decisões em tempo real e com informações relevantes.
As mudanças e oportunidades não ficam somente associadas aos cargos gerenciais e técnicos, do lado executivo também já há novas oportunidades, tais como:
CTO – (Chief Technology Officer, em inglês) é o diretor de Tecnologia da Informação de uma empresa e responsável pela área de TI e sua interação com as áreas de negócio. Sua principal responsabilidade, além de manter as “luzes acesas” e os sistemas operando com segurança, é garantir que a jornada de digitalização de uma empresa aconteça com processos funcionais, inovadores e otimizados, tornando-a mais produtiva e adequada às necessidades do mercado.
Chief Marketing Technology Officer (CMTO) ou Diretor de Marketing e Tecnologia – O CMTO é uma posição relativamente nova e que reúne um profissional que saiba transitar entre os ambientes de marketing e tecnologia, combinando as competências do CMO e do CTO. Portanto, o CMTO diminui os gargalos existentes entre os times de TI e os de marketing, trazendo abordagens sofisticadas para extrair insights que tragam impactos positivos e consideráveis para toda a empresa.
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