Poder ver de perto e manusear o Galaxy Z Fold7 durante o Galaxy Unpacked foi uma experiência e tanto. A Samsung não apenas prometeu, mas entregou um dispositivo que redefine a categoria dos dobráveis, surpreendendo pela leveza e, principalmente, pela espessura.
Fino, leve e poderoso

A primeira coisa que impressiona no Galaxy Z Fold7 é a sua finura. Quando fechado, ele realmente cabe fácil no bolso e a pegada é super confortável, algo que muitos dobráveis anteriores ainda lutavam para alcançar. A Samsung conseguiu torná-lo ainda mais fino que o Galaxy S25 Ultra, quando fechado, mesmo com a proposta de uma tela expansiva. Essa diferença de milímetros faz toda a diferença no dia a dia.
Abrir o aparelho é um movimento suave, sem engasgos, e a surpresa continua quando ele está totalmente desdobrado: a tela fica com apenas 4,2mm de espessura. A nova dobradiça Armor FlexHinge contribui diretamente para essa experiência. Ela é mais fina e leve, com formato em gota e um novo sistema de trilhos múltiplos que reduz os vincos visíveis e aumenta a durabilidade. Na prática, o vinco da dobradiça está visivelmente menos marcado, quase imperceptível, o que melhora bastante a experiência visual. Além disso, a proteção IP48 e o Corning Gorilla Glass Ceramic2 na tela externa garantem a robustez necessária para o uso diário, enquanto a estrutura e a dobradiça são reforçadas com Armor Alumínio Avançado.
Tela e desempenho
As 8 polegadas do display interno são um show à parte. É uma tela que não só expande a produtividade, mas transforma o uso do smartphone. Você tem praticamente um tablet nas mãos, com espaço de sobra para multitarefas, assistir a vídeos com imersão total ou até mesmo trabalhar confortavelmente. A fluidez da tela, com 120Hz de atualização, e o brilho de 2.600 nits, garantem uma experiência visual em qualquer condição de luz. O teclado de 64,9mm, presente na tela externa de 6,5 polegadas, oferece mais conforto ao digitar.

E não é só na tela que o Fold7 se destaca. Ele herda a potência do Galaxy S25 Ultra, com o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, o mais avançado da categoria nos dispositivos Galaxy. Esse chipset de 3 nanômetros oferece ganhos expressivos em desempenho em relação à geração anterior: 41% mais na NPU, 38% na CPU e 26% na GPU. Isso permite que o Galaxy Z Fold7 execute recursos de IA no próprio dispositivo com ainda mais eficiência, sem comprometer a performance. As versões disponíveis no Brasil são de 16 GB de RAM + 1 TB de armazenamento e 12 GB de RAM + 512 GB de armazenamento. A bateria de 4.400mAh garante energia para acompanhar a rotina, combinando autonomia com o uso intenso que um aparelho desse porte permite.
Sistema de câmeras e IA
O Galaxy Z Fold7 chega com uma câmera principal de 200 MP, um sensor 44% maior que o da versão anterior, entregando detalhes nítidos e clareza similar à do Galaxy S25 Ultra. Graças ao processamento inteligente do ProVisual Engine de última geração, o dispositivo também aprimora vídeos noturnos, tornando-os mais vívidos e brilhantes.
O modelo é o primeiro da linha a contar com o modo macro, que captura os menores detalhes com nitidez, mesmo à curta distância, e entrega imagens até 56% mais brilhantes em comparação à geração anterior. Ele também é compatível com HDR de 10 bits, oferecendo mais profundidade de cor para que seus vídeos apresentem tonalidades mais ricas, contrastes mais profundos e detalhes mais realistas.
O Assistente de Fotografia sugere em tempo real o melhor posicionamento para o enquadramento, e a nova ferramenta Sugerir Remoção detecta objetos indesejados na imagem e oferece recomendações inteligentes para apagá-los. Outros destaques incluem o Eliminador de Ruído, que reduz distrações sonoras em vídeos, e a Edição Generativa, que facilita retoques e reconstruções em áreas apagadas da imagem. A funcionalidade de edição de fotos lado a lado é um exemplo prático de como a tela maior e a IA podem otimizar o trabalho criativo.
Android 16 e segurança samsung Knox
O Galaxy Z Fold7 marca a chegada da One UI 8 nos dispositivos Galaxy, a mais recente plataforma da Samsung com tecnologia de inteligência artificial integrada, oferecendo a experiência mais atual do Android 16 desde o primeiro uso. O Gemini Live agora conta com IA multimodal, capaz de entender comandos falados, ações e o que está sendo exibido na tela, permitindo perguntas contextuais sem alternar entre apps.

A segurança é garantida pelo Samsung Knox, plataforma multicamadas que protege informações críticas e defende o smartphone contra vulnerabilidades. Com a One UI 8, a Samsung reforça a privacidade com o novo Knox Enhanced Encrypted Protection (KEEP), criando ambientes de armazenamento criptografados e específicos para cada aplicativo. Além disso, a Samsung integra criptografia pós-quântica ao Wi-Fi Seguro. A Samsung se compromete com sete atualizações de sistema operacional e até sete anos de atualizações de segurança, sem dúvida alguma, um diferencial importante para quem busca longevidade no investimento.
Preço e disponibilidade
O Galaxy Z Fold7 já está disponível no Brasil para compra, com entregas a partir do dia 9 de agosto. O preço inicial é de R$ 14.599 para a versão de 512 GB + 12 GB de RAM, nas cores azul, prata e jetblack – a cor verde é vendida com exclusividade na loja online da Samsung. A versão de 1 TB + 16 GB de RAM custa R$ 16.599,00.

Condições especiais de lançamento
A Samsung está oferecendo o programa Memória em Dobro, onde, ao comprar um Galaxy Z Fold7 de 512 GB entre 24 de julho e 24 de agosto de 2025, você recebe um upgrade para a versão de 1 TB de armazenamento e 16 GB de RAM.
Além disso, quem adquirir um Galaxy Z Fold7 (ou Z Flip7/Z Flip7 FE) entre 21 de julho de 2025 e 20 de julho de 2026, ganha até seis meses grátis de assinatura do Google AI Pro, que inclui o Gemini e 2 TB de armazenamento.
Este foi o texto detalhado sobre o lançamento do Galaxy Z Fold7. No próximo texto, vamos mergulhar nas novidades do Galaxy Z Flip7, Galaxy Z Flip7 FE e dos relógios Galaxy 8.
Fotos: Divulgação/TecnoInforme