A Samsung anuncia a abertura das inscrições para a 10ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil. O programa global de cidadania corporativa da empresa é reconhecido por estimular alunos e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o país a criarem soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Dessa forma, a Samsung contribui para o avanço do ensino no Brasil, além de auxiliar no desenvolvimento acadêmico de jovens estudantes brasileiros e fomentar a criação de projetos capazes de elevar a saúde, a educação, a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades impactadas.
Os interessados em participar do programa podem se inscrever até o dia 12 de julho pelo site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. É necessário que as equipes inscritas sejam compostas por no mínimo três e no máximo cinco estudantes do ensino médio. Além disso, uma novidade da 10ª edição é que as equipes podem ser compostas por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano.
Cada grupo deve criar um projeto sob a orientação de um professor orientador, que lecione alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. O professor orientador poderá participar com diferentes equipes de uma mesma classe ou não, desde que com diferentes projetos e com diferentes estudantes. Os grupos inscritos também podem contar com um Professor Parceiro que, obrigatoriamente, lecione para, no mínimo, dois integrantes da Equipe participante, disciplinas relacionadas ou não às áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, assim como das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse o site.
Confira o cronograma:
25 de abril a 12 de julho: Inscrição da ideia do projeto
25 de abril a 12 de julho: Mentoria para os inscritos
11 de agosto: Resultado das 20 equipes semifinalistas
15 de agosto a 29 de setembro: Mentoria para as 20 equipes semifinalistas
09 de outubro: Resultado das 10 equipes finalistas
10 de outubro a 22 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
16 de novembro a 26 de novembro: Votação pelo Júri Popular
27 de novembro: Apresentação para a Banca Julgadora
28 de novembro: Resultado dos vencedores da 10ª edição
Imagem: Divulgação.