As plataformas de streaming, e seus conteúdos vêm ganhando cada vez mais destaque no Brasil e nas timelimes no Twitter. São mais de 52 mil Tweets por semana sobre o assunto no país, de acordo com estudo inédito do time de pesquisa do Twitter no Brasil sobre o tema. O levantamento foi realizado para compreender o que é relevante para as pessoas do Twitter que consomem conteúdo via streaming – 82% destas pessoas dizem assistir conteúdo de mais de uma plataforma de streaming.
As pessoas amam comentar sobre o que estão assistindo: cada episódio, plot twist ou pedido de renovação se torna um Tweet. De acordo com o estudo, os brasileiros da plataforma têm 59% mais probabilidade de usar redes sociais enquanto assistem ao conteúdo de streaming, em comparação às pessoas que não têm um perfil no Twitter. Os brasileiros usam o Twitter enquanto assistem conteúdo de streaming por várias razões, como ler e compartilhar opiniões (46%), fazer comentários ao vivo (39%), ler críticas (36%), descobrir novos conteúdos (25%) e apoiar o elenco de suas produções favoritas (17%). E as conversas são engajantes: um em cada cinco Tweets sobre o tema recebem respostas, indicando que os papos não acabam tão cedo.
As séries são o principal assunto nas conversas sobre streaming, correspondendo a 88% dos Tweets nos últimos seis meses. Cerca de 3/4 das pessoas que usam o Twitter assistem a séries pelo menos uma vez por semana. Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2022, Stranger Things (@Stranger_Things) foi a série mais comentada na plataforma. Euphoria (@euphoriaHBO), Heartstopper, Bridgerton (@bridgerton) e SPY X FAMILY (@spyfamily_pt) vêm na sequência entre as mais populares entre os brasileiros do Twitter no período.
Entre os conteúdos de Streaming vistos com mais frequência pelas pessoas no aplicativo, os lançamentos, incluindo as produções originais de cada plataforma, são os favoritos, com 41% das pessoas declarando interesse. A nostalgia vem logo em seguida, com 18% das pessoas na plataforma dizendo que gostam de assistir programas de TV e filmes antigos. Esportes ao vivo (15%), adaptações de conteúdo existente em outros meios – como livros, videogames, etc. (14%), reprise de eventos esportivos (5%) e reboots e remakes (2%) aparecem na sequência.
O levantamento foi realizado em 2022 pelo Twitter no Brasil com dados internos da plataforma.
Imagem: Divulgação.