Com a chegada do 5G na cidade de São Paulo, a TIM inicia a cobertura 5G Standalone em todos os bairros da cidade de São Paulo, conectando 91% da população com a nova tecnologia. “A cobertura contará com 1.150 antenas na capital paulista, sendo que hoje 850 já estão em operação, chegando a mais de mil ativadas até o fim de agosto, atingindo brevemente o total das antenas na cidade”, afirma o CEO da TIM Brsil, Alberto Griselli.
Desde o início de julho, a operadora vem ativando comercialmente a tecnologia 5G em capitais pelo país, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Brasília foi a primeira cidade a receber o serviço. Na última semana, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) foram as capitais contempladas com 5G Standalone, com pelo menos duas vezes mais antenas que o mínimo exigido pelas normas do leilão e presente em mais de 100 bairros nas três capitais.
Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, o 5G da TIM deve impactar de forma única, principalmente, o mercado corporativo, viabilizando a chamada Indústria 4.0 e a utilização de soluções relacionadas à Internet das Coisas (IoT). A tecnologia também pode estimular o crescimento de importantes setores da economia, como educação, saúde, transporte e segurança, entre outros.
Desde a primeira ativação de rede 5G, em Brasília, a TIM destaca a forma como seus consumidores podem se beneficiar da nova tecnologia. Clientes pós-pagos contarão com um pacote para “turbinar” os planos com mais 50GB de internet, disponível a partir de 18 de agosto. Quem aderir à oferta em até três meses depois do seu lançamento terá gratuidade no uso do pacote por 12 meses.
Esse booster 5G oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo com foco em games, com transmissões de competições de e-Sports. O pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos, além de realidade aumentada e realidade virtual. Já há uma nova parceria firmada com a plataforma de Cloud Gaming AWG Games, que permitirá que clientes TIM joguem títulos renomados – como Fortnite e GTA V – sem precisar de um PC gamer ou console. Inicialmente, não haverá cobrança ou valores adicionais aos pacotes atuais da operadora.
É importante destacar que o cliente não precisa trocar seu TIMChip para navegar na nova rede 5G. Basta apenas ter um smartphone compatível com a tecnologia. Dentro da campanha de lançamento do 5G no país, a operadora tem ofertas de aparelhos com a tecnologia, com descontos que alcançam a marca de R$ 3.500 em modelos de ponta.