O WhatsApp lança uma campanha de conscientização sobre violência de gênero em parceria com o PapodeHomem, um hub brasileiro de conteúdo, pesquisas e treinamentos dedicado à transformação das masculinidades em pró da equidade de gênero. O objetivo da campanha é dar visibilidade aos tipos mais comuns de violência contra as mulheres on-line e o que os homens podem fazer na prática para evitar e interromper este ciclo.
“Queremos trazer luz a esses comportamentos com conteúdo informativo que pode ajudar os homens a identificarem as práticas que são tóxicas para as mulheres e, também, mostrar como eles podem agir para intervir nesse tipo de comportamento”, explica Ciça Sampaio, gerente de parcerias estratégicas da meta para América Latina e uma das líderes do Women@, grupo de afinidade de mulheres e aliados na companhia, à qual pertence o WhatsApp.
A campanha, desenvolvida pelo WhatsApp em parceria com o PapodeHomem, contará com recursos visuais direcionados aos homens sobre como ser um aliado no dia a dia, na prática e, também, no papo com os brothers, levando informações importantes para fomentar ambientes mais responsáveis e seguros para todas e todos.
As peças estimulam a conscientização e o esclarecimento de comportamentos machistas e violentos ainda muito comuns no dia a dia das mulheres, especialmente em plataformas digitais, como stalking, cyberbullying, sextortion, doxing e astroturfing, para que eles possam identificar, evitar e agir.
“Essa conversa é com todos os homens. Somente 4% dos homens reconhecem que já cometeram violências contra as mulheres, mas quando olham para uma lista de ações, mais da metade admite que já praticou alguma delas*. Além disso, muitos homens que não concordam com atitudes violentas, não fazem nada quando vêem algo errado. Queremos que os homens entendam sua parte da responsabilidade e coloquem a mão na massa para frear os ciclos de violências”, afirma a coordenadora de pesquisa, desenvolvimento e impacto do Papo de Homem, Gabriella Feola.
As peças serão exibidas exclusivamente nas redes sociais do PapodeHomem e contarão com conteúdo interativo como enquetes que incentivem a participação e o engajamento do público. A campanha será estendida para outros países da América Latina no futuro.
*Dado da pesquisa feita pelo Data Popular ao Instituto Avon em 2014.
Imagens: Divulgação.