Usuários do Apple Watch agora podem utilizar esse dispositivo para estacionar o carro nas vagas de Zona Azul presentes em São Paulo e mais 20 municípios que dispõem do App Zul+, plataforma digital de serviços da Estapar.
A nova funcionalidade, inédita no segmento de public parking, foi criada pela equipe de tecnologia do Zul+ e já está disponível nas cidades em que o aplicativo opera. “Da mesma forma que, hoje em dia, é possível fazer a ativação da Zona Azul pelo smartphone, os usuários do serviço também podem fazer isso por meio do relógio da Apple, mesmo distante do aparelho celular”, destaca o diretor de Inovação e Digital da Estapar e um dos criadores do Zul+, André Brunetta.
A fusão dos serviços das duas marcas em uma única plataforma digital, em 2023, elevou a rede de estacionamentos à categoria de autotech. Isto é, de empresa que desenvolve soluções por meio de tecnologias automotivas para o avanço do setor. A nova ferramenta, segundo Brunetta, é o primeiro resultado dessa união, que também conta com a Zletric – startup focada no segmento de recarga de carros elétricos, adquirida pela Estapar em 2022.
Como funciona
Brunetta explica que relógios da Apple que possuem a função ‘celular’ junto com um E-SIM habilitado conseguem fazer todas as ações sem o iPhone vinculado estar próximo. “Isso permite que o usuário possa ir à academia ou uma consulta, por exemplo, levando apenas o relógio e deixando o iPhone em casa”.
Toda a tecnologia aplicada, segundo ele, foi desenvolvida pela própria equipe do Zul+. O objetivo é oferecer mais comodidade aos quatro milhões de usuários da plataforma digital da Estapar que, além do serviço de Zona Azul, também permite a contratação de seguro automotivo, tag de pedágio, reserva de vagas em aeroportos e arenas esportivas, pagamento de IPVA, licenciamento, dentre outras funcionalidades.
Essa variedade também se estende às formas de pagamento. O Zul+ aceita PIX, cartões de débito e crédito, boleto, Google e Apple Pay.
Foto: Divulgação.