Segundo um levantamento divulgado pela Fortnet, o Brasil é, atualmente, o segundo país com mais vítimas de crimes digitais, atrás somente do México. Com esse cenário, a 99, por meio de sua carteira digital, a 99Pay, inicia uma campanha educacional sobre prevenção aos golpes digitais, focada não só em sua base de usuários, mas também em todos aqueles que utilizam as facilidades da internet em suas operações financeiras.
A campanha conta com a participação do judoca Flávio Canto, que explica de forma fácil e didática como se prevenir contra os golpes na internet. As aulas são apresentadas em vídeos curtos, de até um minuto de duração, tendo como pano de fundo o judô, tornando os vídeos divertidos e dinâmicos. “Assim como no judô precisamos estudar o adversário e aprender a prever seus movimentos. Hoje, precisamos entender e estudar o que os criminosos digitais estão fazendo, para não sermos pegos de surpresa “, afirma o judoca, medalhista olímpico e pan-americano.
O vídeo-teaser da ação está no ar a partir de hoje e a cada semana estreia uma aula sobre diferentes temas. A do dia 25 de janeiro, por exemplo, é sobre Contas Fake, outros temas como PIX, Proteção de Dados, Senhas Fortes também serão abordados. As vídeo-aulas vão até o início de março e serão veiculadas nas redes sociais da 99Pay, como Instagram, TikTok e Youtube, além dos perfis oficiais do judoca.
“A equipe de segurança da 99Pay não descansa, mas as pessoas mal-intencionadas também não. Todos os dias observamos o surgimento de novos tipos de golpes, por isso acreditamos na importância de educar e conscientizar os nossos usuários sobre segurança digital. Utilizamos tecnologias líderes no setor e melhoramos continuamente nossos processos para trazer cada vez mais segurança aos nossos usuários. Apesar disso, precisamos lembrar que no Brasil, golpes de engenharia social são os mais recorrentes, tornando o usuário o elo mais frágil dessa cadeia”, explica o gerente sênior de risco da 99Pay, Bruno Trigo.
Além dos vídeos, a campanha contará com a participação de influenciadores, envio de e-mail marketing para os usuários, mídia e comunicação dentro do aplicativo da 99. “Nosso principal objetivo é empoderar o usuário para que ele seja capaz de identificar e se defender de alguns dos golpes mais comuns no ambiente on-line. Dessa forma, ele fica financeiramente protegido e se sente mais seguro para usufruir dos benefícios oferecidos pelas carteiras digitais e pelas formas de pagamento on-line”, conclui o executivo.
Foto: Flávio Canto./Divulgação.