O Brasil será o país homenageado na edição de 2023 da gamescom, evento de games e plataforma de negócios da Europa para a indústria de jogos. A feira será realizada em Colônia, na Alemanha, entre os dias 22 e 27 de agosto. A participação do Brasil é resultado da parceria entre a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), e a Associação da Indústria Alemã de Games, por meio da Brazil Games, o projeto setorial de exportação da Abragames, com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). Com isso, o país terá grande destaque no pavilhão de exposições em um estande com mais de 50 estúdios nacionais e cumprindo uma extensa agenda de compromissos.
“Sem dúvidas, é um momento histórico para o Brasil. Nos últimos anos acompanhamos resultados incríveis da indústria de games nacional e a homenagem da gamescom coroa todo o trabalho que vem sendo feito pelos estúdios e seus profissionais brasileiros”, afirma o presidente da Abragames, Rodrigo Terra.
“Estamos muito satisfeitos em ter o Brasil como parceiro oficial da gamescom 2023, sendo o primeiro país da América Latina nesta posição. Isso mostra mais uma vez que a gamescom é o lar da indústria internacional de games, conectando países e continentes por meio de jogos. A indústria brasileira de games tem crescido fortemente e está muito bem conectada internacionalmente”, comenta o diretor administrativo da Associação da Indústria Alemã de Games, Felix Falk.
De acordo com a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games divulgada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil, existem atualmente 1.009 estúdios brasileiros em atividade e, só em 2021, 57% das desenvolvedoras nacionais negociaram seus serviços e jogos com empresas de outros países. Além disso, em 2022, 19 jogos criados por estúdios associados à Abragames foram lançados para plataformas de grande abrangência mundial, como Steam (PC) e Nintendo Switch.
Foto: Divulgação.