Ronaldo Souza, criador de um dos maiores canais infantojuvenis do YouTube no Brasil, o Gato Galactico, acaba de lançar a primeira NFT, sigla em inglês para token não fungível . O famoso meme da série do Cueio: “Pra que agredir? Não tem necessidade isso?” caiu no gosto dos internautas e fez com que o animador resolvesse dar o primeiro passo no mundo da cripto arte. “Sou fã de novas tecnologias, especialmente quando entra no ramo da arte. Acredito que NFTs são a maior revolução artística de todos os tempos e estou iniciando nessa revolução com a missão de torná-la mais acessível para todos” conta Ronaldo.
A série foi lançada em 2013 e conta a história de Cueio, um coelho humanoide muito antipático e seus amigos. O sucesso do bordão fez com que o Cueio se tornasse um clássico da internet. A série se tornou extremamente popular e em todos os lugares as pessoas repetiam e, ainda repetem, os bordões, memes e as músicas da série. A primeira temporada terminou em 2015. Atualmente, o canal conta com mais de 1.92 milhão de inscritos, mais de 450 milhões de visualizações e traz, semanalmente, aventuras de um coelho animado por artistas brasileiros.
O objetivo do lançamento da primeira NFT do Gato Galactico é abrir novas oportunidades para artistas digitais que querem fazer a diferença. “Quero impulsionar essa indústria para que todos possam usar a arte como um meio de realizar seus próprios sonhos. Viva a arte! Criar pra sempre!”, comenta o animador. A NFT será disponibilizada através da plataforma OPEN SEA, uma das maiores plataformas de negociação de tokens não fungíveis. Ao longo do ano, o mercado de NFTs se alavancou rapidamente, movimentando bilhões e se tornando presente em vários setores. Com isso, a OpenSea também passou por um enorme crescimento até se tornar um dos principais marketplaces do mundo desses ativos digitais chegando a captar US$1,5 bilhão.
Entre janeiro e setembro de 2021, segundo dados do site de análises DappRadar, o volume de vendas desses tokens chegou a US$ 13,2 bilhões, valor maior que o Produto Interno Bruto (PIB) do Acre, Amapá e Roraima somado e Ronaldo faz um alerta aos internautas. “Não compre as NFTs só por ser fã do meu trabalho. O conceito de NFT deve ser tratado com maturidade e responsabilidade financeira. Informe-se sobre esse mercado e sejam responsáveis”, finaliza.