A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos Eletrodomésticos (ABREE) é uma associação sem fins lucrativos fundada por fabricantes importadores de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para realizar a gestão da logística reversa destes produtos pós-consumo a nível nacional. Ela é responsável por todo o processo de gestão dos produtos eletroeletrônicos e eletrodoméstico pós-consumo até a sua destinação final ambientalmente adequada, colaborando assim com o meio ambiente.
Para isso, a entidade reúne os principais elos do ciclo de vida dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e conta com parceiros provedores de serviços habilitados e licenciados ao transporte, armazenamento e destinação final destes produtos em fim de vida, em conformidade com a legislação ambiental, em especial a Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS (Lei n° 12.305/201o), e o Decreto ne 10.240/2020, que trata sobre a implementação de sistema de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes de uso doméstico. “Nosso objetivo é atingir as metas estabelecidas e que cada vez mais o consumidor dê um destino correto aos produtos eletroeletrônicos na hora da troca”, comenta a gerente de relações institucionais da ABREE, Helen Brito.
A entidade atua desde 2021, quando cerca de 1,5 mil toneladas de resíduo eletroeletrônico teve o destino correto, passando para mais de 30 mil toneladas em 2023, Lembrando que a implementação das metas é progressiva. Assim, para 2024 a meta é de 12%, atingindo 17% em 2025. “Apesar de termos bons números ainda há um longo caminho a ser percorrido para se chegar a melhores resultados. Apesar de contarmos com 53 associados entre fabricantes e importadores, anda existe um número alto de empresas que não participam da entidade”, afirma Helen.
O consumidor tem um papel fundamental dentro do processo de destinar corretamente seu aparelho quando ele chegar no fim de sua vida útil. Para encontrar um dos pontos de recebimento desses produtos, basta digitar o CEP e o produto a ser descartado para obter os endereços mais próximos no site . A lista completa dos produtos que podem ser descartados também está no site e inclui uma ampla variedade como batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.
Confira algumas orientações para garantir o correto descarte dos produtos:
- Separar os produtos eletroeletrônicos de outros tipos de resíduos.
- Apagar todos os dados contidos nos produtos, como fotos, vídeos, contatos, entre outros dados pessoais, dando especial atenção a computadores, notebooks, celulares e outros.
- Os produtos devem ser descartados inteiros, limpos e desligados.
Foto: Divulgação.