Desenvolvido pela TAG – Experiências Literárias para fomentar o hábito da leitura, o aplicativo Cabeceira atingiu a marca de um milhão de usuários. O app a organizar livros, com funcionalidades como sistematizar a prateleira, descobrir novos títulos e autores e construir uma rotina de leitura.
Totalmente gratuito, o Cabeceira tem uma base de 540 mil livros que facilita bastante a inserção dos livros pelo usuário. Com base na metodologia criada pela TAG, a proposta do aplicativo é ajudar leitores a organizarem sua fila de títulos, fortalecendo o costume e contribuindo para que as pessoas dediquem mais tempo a essa atividade.
“A proposta da TAG é ajudar as pessoas a lerem mais e melhor, com títulos que realmente façam diferença. Acreditamos que a leitura é um hábito e que seria incrível se mais e mais pessoas tornassem isso prática de rotina. O Cabeceira tem um papel importante na construção de um público mais amplo e assíduo”, diz o fundador e CEO da TAG, Gustavo Lambert.
Com o Cabeceira, é possível organizar as leituras em andamento, registrar e avaliar os livros já lidos e criar uma seleção dos títulos de interesse futuro. Por meio desses dados, a inteligência do app sugere outros títulos que podem ser de interesse do usuário. Uma vez o mapeamento inicial feito, é possível calcular o tempo médio que cada leitor leva por página e, com base nesses dados, estimar o tempo de leitura que será necessário para finalizar cada outro título.
Outro destaque do app é a possibilidade de usuários alimentarem a base. O Cabeceira permite que qualquer pessoa escaneie o ISBN do livro para inserção automática de capa e outros dados da obra ou opte pela adição manual das informações.
Imagem: Divulgação.