Após um ano de intensa digitalização e mudanças nos hábitos dos consumidores em relação às compras on-line, o levantamento Mastercard SpendingPulse, que mede os gastos dos consumidores em todos os tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque, revelou que as vendas do e-commerce brasileiro durante o ano de 2020 cresceram 75% em comparação com o mesmo período de 2019.
Impulsionado pelo distanciamento social – que teve início no Brasil em março de 2020, e pelos novos protocolos de saúde da OMS, os setores que mais se destacaram, no comparativo ano a ano, foram: hobby & livrarias com um crescimento de 110% e o de drogaria com 88,7%. “Sabemos que esse crescimento exponencial do e-commerce foi intensamente acelerado pelo distanciamento social que vivemos em 2020 e a contínua necessidade do consumidor em comprar mesmo sem sair de casa”, afirma o presidente da Mastercard no Brasil e ConeSul, João Pedro Paro Neto. “Conforme a realidade da pandemia e as novas preocupações com higiene entraram na vida do consumidor, as compras on-line se tornaram um modo de vida para quase tudo.”
Ainda segundo o estudo, o varejo físico brasileiro registrou expansão de 0,2% no ano de 2020 em comparação com 2019.