O GameMaker anuncia seu novo tutorial para ensinar gamers e programadores independentes a fazerem seu primeiro jogo. O manual, que foi feito inteiramente em português, está disponível em um vídeo e um guia escrito em GML Code e ajuda o usuário a criar um game em cerca de 30 minutos. A intenção é tornar o GameMaker mais acessível aos usuários que não falam inglês.
O tutorial foi criado pelo desenvolvedor de jogos e ganhador brasileiro do #NoticeMeGameJam, Gustavo Clairemont, o Guselect. Seu jogo de plataforma de quebra-cabeça 2D, o Moonleap, venceu a competição com milhares de votos do público, em abril.
De acordo com Russell Kay, chefe do GameMaker, a popularidade da plataforma aumentou entre os desenvolvedores de jogos brasileiros nos últimos anos. “O Brasil vive um boom de games indie, com milhares de pessoas baixando motores de jogos e dando vida às suas ideias, alimentando a revolução indie do país”.
Somente entre 2019 e 2021, o número de novos usuários brasileiros da plataforma aumentou em 65% e a quantidade de projetos exportados por desenvolvedores de jogos do Brasil aumentou em 63%. A nação é, inclusive, a terceira que mais faz downloads do GameMaker do mundo, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. Os brasileiros também estão consistentemente entre os três principais usuários ativos mensais do estúdio de criação de games.
A ferramenta foi projetada para capacitar e ajudar o público a construir novos jogos e ideias de protótipos da forma mais rápida e intuitiva possível, com múltiplas plataformas. O GameMaker é ideal para quem deseja fazer jogos 2D ou 3D e vem com uma série de ferramentas, como um editor de imagens completo para criar “sprites”. O usuário pode importar imagens de um editor externo, incluindo Spine, animações de esqueleto e arquivos vetoriais em SWF formato e ainda personalizar o IDE.
Imagem: Divulgação.
Muito bom
´É muito legal!!!