O TecnoInforme acompanhou a cerimônia de premiação do Solve For Tomorrow Brasil 2024, programa global da Samsung, presente em mais de 60 países, e que está em sua 11ª edição no País. Trata-se de uma oportunidade para que alunos e professores da rede pública de ensino desenvolvam projetos com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para atender às demandas da sociedade.
Em primeiro lugar na categoria Vencedores Nacionais ficou o projeto ‘Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos’, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Carnaíba (PE). As segunda e terceira posições ficaram com os projetos ‘H.E.R – Hand Exoesqueleton for Rehabilitation’, da Escola Estadual Professora Iraci Sartori Vieira da Silva, de Franco da Rocha (SP); e ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’, da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, de Itaitinga (CE), respectivamente.
Os três projetos ganhadores nesta categoria foram selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Samsung e do Cenpec, bem como especialistas de universidades e profissionais atuantes nas áreas de educação, ciências e tecnologia, além de membros da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), da ONG Todos pela Educação e do Colégio Bandeirantes.
A banca julgadora também atribuiu aos alunos da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha (BA), a menção honrosa pelo projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’, devido ao seu potencial transformador na área de construção civil, impactando a comunidade local e escolar.
Escolha popular
Já na categoria Júri Popular, marcada pelos votos do público geral entre 21 e 29 de novembro, foram destaque os projetos ‘InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia’, desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP); o projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’, da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha (BA), e o projeto ‘Pharmakos’, da Escola Técnica Estadual (ETEC) Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP).
“O programa reúne projetos inspiradores, que fazem a diferença para pessoas e suas comunidades”, afirma o vice presidente sênior da Samsung Brasil, Gustavo Assunção. “Quando investimos na educação todos ganham”, acrescenta o executivo. “Ao longo de suas 11 edições no Brasil, o Solve For Tomorrow vem contribuindo para o avanço do ensino público e, principalmente, preparando jovens estudantes para uma trajetória acadêmica que está apenas começando. É uma oportunidade para que eles ingressem nas áreas da Ciência e da Pesquisa enquanto contribuem ativamente para fazer a diferença em suas comunidades. Esse é um dos principais objetivos do programa e é uma parte importantíssima da nossa visão global de cidadania corporativa, ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, completa o diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, Helvio Kanamaru.
PREMIAÇÃO
Os Vencedores Nacionais da edição ganharam um projetor da Samsung para cada escola, bem como um troféu, placa comemorativa e selo digital. Ainda sobre a premiação dos Vencedores Nacionais, a equipe que ocupou a primeira posição foi contemplada com um notebook e um fone de ouvido Samsung para cada aluno do grupo. A equipe que ficou em 2º lugar foi premiada com um smartphone e um fone de ouvido Samsung para cada aluno. Já o time que ficou em 3º lugar levou smartwatch e um fone de ouvido Samsung para cada aluno.
Na categoria Júri Popular cada estudante, professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) dos três projetos eleitos pelo público foram contemplados com um fone de ouvido sem fio Samsung. E suas escolas foram premiadas com um projetor Samsung e um troféu do programa. Além disso, cada professor(a) orientador(a) e professor(a) parceiro(a) das 20 equipes semifinalistas foram contemplados com um tablet Samsung, assim como todos os estudantes finalistas, enquanto os professores orientadores e parceiros das 10 equipes finalistas foram premiados com um notebook da marca.
Fotos: Divulgação/TecnoInforme