Chegou na redação do TecnoInforme o dobrável da Motorola, o rarz 50 ultra para Review. Depois de conhecer de perto o aparelho no lançamento dele no Brasil, tive a oportunidade de ficar alguns dias com esse dobrável despojado e leve – ele pesa 189 gramas.
Design
Por aqui, o modelo chegou na cor Peach Fuzz, eleita a cor do ano da Pantone, e posso dizer que ela faz sucesso, principalmente, entre as mulheres. O acabamento traseiro que imita couro é um diferencial ao toque e ajuda na pegada do aparelho, que fica bem confortável na mão. Porém, é preciso lembrar que a cor mais clara tende a sujar mais e essa foi uma preocupação que tive.
Ainda falando de design, a dobradiça do aparelho passou por uma atualização e hoje não fica mais aquele espaço entre uma parte e outra quando ele está fechado e o movimento de abre e fecha ficou mais dinâmico não apresentando problemas durante o teste. Mesmo com o aparelho aberto, aquele vinco no meio da tela também está praticamente imperceptível. Lembrando que a leitura da digital fica localizada no botão de liga e desliga. Eu, particularmente, não gosto dessa posição e prefiro essa leitura na tela, porém trata-se de um gosto pessoal; durante o teste utilizei o leitor sem problemas, inclusive cadastrando a digital do dedo indicador da mão esquerda.
Resistência
A nova versão do dobrável também chega com novidades no quesito segurança, ou seja, entre as novidades do rarz 50 Ultra está a certificação IPX8 que, segundo informações da empresa, protege o aparelho contra imersão contínua em água, podendo ficar submerso a um máximo de 1,5 metro de água doce por até 30 minutos. Ainda segundo a Motorola, a tela externa possui proteção Corning Gorilla Glass, com proteção contra arranhões.
Telas
Um dos principais destaques do rarz 50 Ultra é sem dúvida alguma a tela externa, maior que a versão anterior, ela possui quatro polegadas, considerado o maior tamanho dentro da categoria dos dobráveis, segundo a Motorola. E esse tamanho faz a diferença: uma série de aplicativos podem ser utilizados com o aparelho fechado. Spotify, Waze, WhatsApp, Google, Google Maps, Gmail são apenas alguns dos que podem ser facilmente acessados com o aparelho dobrado, o que facilita muito a vida do usuário. Outros app que também pode ser acessado pelo tela externa é o Gemini, a IA do Google. Ponto para a Motorola, pois é possível fazer várias tarefas sem precisar abrir o aparelho, o que é muito legal.
Como já foi dito, o modelo possui uma tela externa de quatro polegadas. Quando aberto, a tela interna atinge a marca de 6,9 polegadas. As duas são AMOLED com resolução Full HD+ (externa 1080 x 1272 pixels; interna 1080 x 2640 pixels), os valores não são considerados muito altos, mas não ficam devendo nas cores e nos detalhes. Mesmo em locais muito iluminados, como um dia de sol, a visualização do conteúdo é tranquila e não requer muito esforço – são 3000 nits de brilho. Com uma taxa de atualização de 165 Hz, nas duas telas, a visualização do conteúdo é bem fluída, sem aqueles engasgos chatos.
Personalização
Aqui a criatividade é quem manda. O aparelho já vem com algumas sugestões. Eu, por exemplo, escolhi como tema o moto Moo, mascote da marca. Na tela externa ele te acompanha durante suas atividades com diferentes animações. Ele trabalham, lancha, descansa e dorme com você. Com o uso da IA é possível personalizar o fundo da tela interna tendo como base fotos e no caso da tela externa é só solicitar imagens para o Gemini ou utilizar fotos feitas por você mesmo e explorar a criatividade da IA para fazer novas imagens e deixar a tela mais personalizada.
Câmeras
São duas câmeras traseiras de 50 MP, sendo que uma delas possui uma teleobjetiva com zoom óptico de 2x. A câmera frontal possui 32 MP. Os resultados agradam bastante. As fotos ficam bem nítidas, mesmo com muita ou pouca luz. Fotografar e fazer selfie fica muito fácil com a já tradicional “balançadinha” da mão para ativar a câmera dos produtos da marca, inclusive com o aparelho fechado.
Você pode habilitar a câmera e acompanhar a foto que está sendo feita pela tela externa, o que dá tempo para melhor a pose. O zoom de 2x é acionado com um toque na tela e o mais legal: a IA cuida de tudo. A não ser que você seja um fotógrafo profissional e queira fazer a foto perfeita calibrando cada item – o que também é possível no rarz 50 Ultra, é só abrir a câmera e fotografar. Simples, assim. Claro que há uma série de recursos e modos oferecida pelo aparelho, mas no frigir dos ovos, o que a maioria das pessoas deseja mesmo é uma foto para postar na rede social ou para eternizar um momento.
No quesito vídeo, o modelo grava em Ultra HD 4k (60 fps) tanto na câmera frontal quanto na principal. A áudio fica bem nítido e mais uma vez a IA faz o trabalho dela, mantendo tanto a estabilidade quanto o foco muito acima da média. Um detalhe bem legal é que para fazer vídeos, basta estar no modo câmera e abrir o aparelho em 90 graus na horizontal, que é ativado o modo filmadora.
Conectividade
O smartphone conta com Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, conexão 5G e NFC. A entrada do carregador é do padrão USB-C.
Bateria
No quesito bateria, o razr 50 ultra conta com uma bateria 4.000 mAh com carregamento TurboPower de 45W e carregador Turbo Power de 68W na caixa, carregamento wireless de 15W e 5W de compartilhamento de bateria. A bateria é mais resistente que a da versão anterior, dando vida para o aparelho por todo o dia. Durante todo o teste, não fiquei na mão por falta de bateria.
Desempenho
O motorola razr 50 ultra vem com um processador Snapdragon 8s Gen 3 e é equipado com 12 GB de memória RAM, que pode ser expandida 24 GB, e 512 GB de memória interna.
Veredito
Ao levar para a tela externa uma série de funções e aplicativos, a Motorola coloca o Rarz 50 Ultra em outro patamar na categoria de aparelhos dobráveis. Muitos podem dizer: “aaahhh, mas pelo preço eu compro um smartphone com um processador melhor…blábláblá”. Sim, porém não leva o estilo e a praticidade de acessar boa parte dos apps sem ter que abrir o aparelho.
O rarz 50 Ultra é uma ótima opção de compra para quem prioriza o design e leva um modo de vida mais despojado, pois, apesar de já estarem no mercado há algum tempo, os dobráveis continuam chamando a atenção por onde passam.
Preço
O Motorola razr 50 Ultra está disponível em quatro cores: Navy Blue, Hot Pink, Forest Green e Peach Fuzz e acabamento premium vegan leather e vegan suede. A versão com 12 GB de RAM e 512 GB de memória tem o preço sugerido de R$ 7.199 no site da marca.
Fotos: Divulgação.