O sucesso de qualquer negócio passa por acompanhar as novidades tecnológicas que não param de surgir e usufruir dos benefícios que a transformação digital pode trazer. É essencial estar de olho nas tendências e inovações para se modernizar, estar à frente no mercado, atender as necessidades dos consumidores e proporcionar uma melhor experiência para o usuário.
Com esse cenário, Cristina Fragata, sócia e COO da Attri – empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para melhorar a experiência de milhões de usuários, impulsionando também o crescimento de negócios, listou algumas tendências de tecnologia e inovação que devem ser observadas em 2022 e podem ajudar as empresas a melhorar a experiência do consumidor. Confira:
Realidade Aumentada e Realidade Virtual
As Realidades Aumentada e Virtual funcionam bem para estreitar o relacionamento com o consumidor, entregando mais conforto e praticidade. As tecnologias possuem um potencial de se popularizar, principalmente no e-commerce, no qual as marcas já estão modernizando seus canais de vendas. Com elas, já é possível realizar compras de forma ainda mais personalizada, visualizando informações reais dos produtos e experimentando-os, com acesso a diferentes configurações, sem precisar ir a uma loja física. Exemplos legais são: as lojas de cosméticos, do qual algumas já disponibilizam aplicativos que permitem que os clientes tenham uma visão mais próxima dos produtos, seja, a cor de uma base ou batom, entre outros; existem também aplicativos, como o Snapchat, em que empresas oferecem descontos ou cupons especiais por meio da utilização de filtros. “As tecnologias já são uma realidade. A tendência é que as marcas se apropriem mais delas à medida que os consumidores se familiarizem com o seu funcionamento e entendam as facilidades que oferecem.”, destaca a especialista.
Buscas por Voz
A busca por voz continuará crescendo nos próximos anos. A tecnologia oferece ao consumidor a facilidade de executar tarefas como pesquisas e compras, sem o auxílio das mãos, apenas pelo comando da voz. A crescente dessa tecnologia pode ser vista no aumento da utilização e venda de assistentes virtuais, como: Alexa, Google Assistant e Siri, cada vez mais presentes em Smartphones e SmarTVs, além das próprias casas das pessoas. Segundo estimativas, 71% dos consumidores preferem as buscas por voz em vez das buscas por digitação. “Uma tendência que surge naturalmente com o crescimento do uso dessa tecnologia entre os usuários é a adaptação das estratégias de SEO, já que não falamos exatamente como digitamos. Conhecer o usuário e como ele se comunica se torna fundamental para o bom posicionamento de uma marca, empresa ou produto nos buscadores”, completa Fragata.
Machine Learning e IA
A inteligência artificial (IA) e a Machine Learning estão cada vez mais integradas ao nosso cotidiano. A capacidade dessas tecnologias em fazer com que os dispositivos eletrônicos compreendam, aprendam e passem a agir de forma semelhante à inteligência humana, está facilitando nossas vidas em vários momentos, seja no atendimento ao usuário, compras on-line, pesquisas na web, entre outras ações, tornando a experiência dos usuários mais assertiva, oferecendo respostas muito próximas ou exatas do que estão procurando, sem qualquer intervenção humana. “Cada vez mais as empresas se apropriam dessas tecnologias para oferecer soluções que guiam seus clientes pela jornada e entregam para eles a melhor opção que a empresa oferece para uma dor específica”, afirma a sócia e COO da Attri.
5G
A nova rede deve chegar às principais capitais do país em 2022. Nos próximos anos, vamos testemunhar a verdadeira transformação digital no Brasil, impulsionada pela conectividade 5G. Com a nova rede, empresas usarão de forma mais efetiva diversos recursos que podem trazer novas e melhores experiências para o usuário, como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras. Talvez o aspecto mais interessante da chegada do 5G seja a convergência tecnológica pensando na integração de serviços e tecnologia. O 5G vai mudar não só como o consumidor se relaciona com produtos digitais, mas as oportunidades que temos no desenvolvimento desses produtos. “A realidade é que o primeiro passo que precisamos dar é melhorar muito a experiência com tecnologias existentes, criando novas plataformas que ofereçam experiências mais rápidas e personalizadas, de acordo com a jornada dos usuários.” comenta a especialista.
Foto: Divulgação.