Com novas tendências a cada dia, a área da Tecnologia da Informação (TI) exige soluções disruptivas, visando principalmente o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. “O mercado de tecnologia já conquistou um enorme espaço nas empresas e no cotidiano das pessoas. Além disso, sabemos que ela tende a crescer e nos surpreender ainda mais com as evoluções que virão”, comenta o CEO da DIO. plataforma Open Education, Iglá Generoso.
“Novos recursos e ferramentas podem auxiliar em diversos ramos, como os da comunicação ou saúde, trazendo facilidade, mas também novos desafios para todos”, prevê Generoso. Com esse cenário, o executivo listou algumas tendências para os profissionais de TI ficarem de olho em 2023:
Cidades inteligentes
A expansão das cidades inteligentes está em evidência e esse conceito vem se espalhando pelo país, com o objetivo de tornar os espaços urbanos conectados às necessidade do desenvolvimento humano e social, promovendo uma melhor qualidade de vida para a sociedade. “É algo que será interessante acompanhar, ao longo de 2023 e nos próximos anos”, comenta o executivo.
Ampliação do 5G
A quinta geração de Internet veio com muito mais velocidade e estabilidade, proporcionando novas oportunidades, principalmente em contextos de tomada de decisão em tempo real, quando a transmissão e recepção dos dados são cruciais. “A aplicação do 5G será cada vez mais expandida no Brasil no próximo ano”, prevê Generoso.
Criptografia como ferramenta de cibersegurança
A criptografia na segurança de dados tem como intuito impedir o vazamento ou acesso de hackers e pessoas mal intencionadas à informações sigilosas. “É uma ferramenta de extrema importância na atualidade, pois dificulta/restringe o uso indevido de informações e dados pessoais de terceiros”, explica o CEO.
Soluções de privacidade
Após a criação da Lei de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, o assunto sobre a privacidade digital está cada vez mais em alta nas corporações, que tiveram que se adequar à legislação. “Pesquisas apontam que 65% da população mundial terão seus dados protegidos por sistemas de privacidade digital, um crescimento expressivo em comparação aos dias atuais, uma vez que apenas 10% dos dados são cobertos por regulamentações de privacidade”, afirma o executivo.
Metaverso em evidência
O Metaverso veio para ficar. Com a possibilidade de interação entre o mundo físico e digital, esse universo promete se expandir ainda mais nos próximos anos. Com a popularização desse tipo de plataforma, empresas, influenciadores e corporações devem se dedicar mais a esse tipo de projeto por meio de personagens virtuais. “Personagens virtuais têm sido uma aposta nas grandes empresas, como a identidade virtual da Nat, a mascote da Natura e o famoso Bahianinho, representante das Casas Bahia. Esse tipo de interação entre o público e os avatares faz com que o consumidor se sinta cada vez mais próximo das empresas em uma realidade virtual, o que torna o atendimento mais humanizado mesmo após tantos avanços tecnológicos”, finaliza Iglá.
Foto: Divulgação.