A Wacom apresenta o novo monitor interativo com caneta Cintiq Pro 16 DTH167 para criadores profissionais e de conteúdo digital que desejam aprimorar seu trabalho de arte e design. O modelo combina o desempenho de caneta natural e precisa com recursos ergonômicos recentemente aprimorados em um formato portátil. O dispositivo permite com que a criatividade de artistas, designers, fotógrafos e entusiastas por arte flua da caneta para a tela.
“O lançamento da Cintiq Pro 16 coloca o poder de nossa linha de monitores com caneta em um dispositivo extremamente portátil, que é mais adaptável do que nunca – oferecendo aos artistas não apenas melhor precisão, mas também flexibilidade em como e onde trabalham”, explica o vice-presidente executivo de marketing da unidade de negócios criativos da Wacom, Faik Karaoglu.
“Este lançamento será muito importante para o Brasil. Os artistas e profissionais criativos brasileiros que ainda não utilizam ou que já utilizam Wacom, vão ter acesso a um novo modelo de Cintiq Pro focado na mobilidade. Será mais uma forma de explorarem ainda mais os potenciais artísticos”, comenta o gerente de marketing da Wacom no Brasil, Thiago Tieri.
A mais recente tecnologia de tela de toque da Wacom na Cintiq Pro 16 oferece melhor desempenho em relação às gerações anteriores. A opção de usar a caneta e o multitoque juntos ainda está disponível e muitos usuários gostam de usar os dedos para uma navegação fácil e rápida, bem como a capacidade de apertar, ampliar e girar ilustrações, fotos ou modelos no suporte 2D e aplicativos de software criativos em 3D.
Para mais personalização e sofisticação, a Cintiq Pro 16 também apresenta um botão físico na borda superior da moldura da tela para ativar ou desativar o multitoque para os usuários que preferem ter o toque desligado durante o trabalho. Além disso, há oito ExpressKeys para integrar e personalizar atalhos de teclado e modificadores em um fluxo de trabalho, que são colocados nas laterais traseiras (quatro de cada lado) da tela para melhor ergonomia e o benefício adicional de mais espaço na tela para desenho. “Mover as ExpressKeys para a parte traseira do dispositivo é mais intuitivo e melhora a ergonomia e o feedback tátil, pois as teclas estão localizadas em uma área onde a maioria das mãos do usuário gravitará naturalmente durante o trabalho”, ressalta Karaoglu.
Oferecendo quatro vezes mais precisão e sensibilidade à pressão do que a Pro Pen anterior, a Pro Pen 2 da Wacom cria uma experiência intuitiva e de fluxo livre com rastreamento virtualmente sem atrasos em uma superfície de vidro antiofuscante e gravada que emula a sensação natural e feedback de uma caneta ou pincel tradicional. A ligação óptica também reduz a paralaxe para melhor desempenho ao trabalhar com linhas finas ou detalhes.
O suporte ajustável da Wacom permite que os usuários se concentrem em seus projetos, em vez de ter que desenhar ou pintar de uma forma contrária ao seu estilo. Os suportes de terceiros também podem ser fixados ao suporte VESA da unidade. Para artistas que gostam de experimentar diferentes tipos de canetas, a fina Pro Pen slim e a Pro Pen 3D, com três botões personalizáveis, oferecem novas maneiras de ser criativo.
O Wacom Color Manager, juntamente com o hardware Wacom Calibrator e o software Wacom Profiler, ajudam a garantir que as cores nos monitores e trabalhos finalizados sejam reproduzidas exatamente como pretendido. Além disso, o ExpressKey Remote portátil foi projetado para aumentar a produtividade criando atalhos de aplicativos de software com 17 botões personalizáveis e o Touch Ring.
A Wacom Cintiq Pro 16 é compatível com Macs e PCs por meio de conectividade USB-C ou HDMI e possui resolução ultra HD 4K (3840×2160). O dispositivo oferece cores vivas com 98% Adobe RGB. O lançamento estará disponível on-line e em lojas parceiras no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2022 e terá pré-venda nas campanhas de Black Friday e no Natal. O preço não foi divulgado pela companhia.