A Hand Talk, startup alagoana que tem como objetivo quebrar barreiras de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes por meio da tecnologia, comemorou o destaque global na #WeArePlay. A campanha criada pela Google Play mostra a diversidade de desenvolvedores de aplicativos da plataforma que impactam e melhoram vidas, localmente e em todo mundo.
Foi em 2008 que o publicitário Ronaldo Tenório, hoje CEO da Hand Talk, teve a ideia que mudaria não só a sua vida, mas a de milhões de pessoas surdas pelo país. Durante um projeto de faculdade, o empreendedor percebeu que poderia unir duas de suas paixões – a tecnologia e a comunicação – para resolver um problema global e ajudar milhões de pessoas. O projeto ficou guardado por quatro anos, até que ganhou cara (e corpo!) em 2012, quando Ronaldo e dois amigos, hoje seus sócios, Carlos Wanderlan (Analista de Sistemas) e Thadeu Luz (Arquiteto especialista em 3D), se juntaram e apresentaram a solução em um desafio de startups do qual saíram vitoriosos. Ali nasceu a Hand Talk e o seu líder, o Hugo.
“Hugo junto com a Maya estão me ajudando muito na minha comunicação com o meu filho, estou aprendendo Libras depois que baixei o aplicativo. Super indico para quem deseja aprender Libras”, diz Monielle, usuária do aplicativo.
Atualmente, o aplicativo que já foi eleito o melhor App Social do mundo pela ONU, funciona como um tradutor de bolso, traduzindo texto e voz automaticamente do português para Libras e do inglês para ASL (Língua de Sinais Americana). O app também conta com a seção educativa Hugo Ensina – um série de vídeos em que o personagem ensina sinais e expressões em Libras, além de um dicionário com diferentes temas. O Hand Talk App é gratuito e está disponível para tablets e smartphones, nos sistemas Android (na Play Store) e iOS (na App Store).
Atualmente, a equipe da Hand Talk está trabalhando em um modelo que reconheça a Língua de Sinais por meio da câmera de um telefone. O Hand Talk Motion é uma tecnologia disruptiva capaz de reconhecer movimentos em Línguas de Sinais, traduzindo diferentes contextos e regionalismos a partir dos sinais para as línguas faladas e escritas. Em breve o Motion estará disponível nos produtos Hand Talk para o público.
“Recebemos e-mails de motoristas de ônibus dizendo que queriam cumprimentar as crianças surdas que pegavam no caminho para a escola todos os dias e que com o aplicativo, isso foi possível. Também já recebemos mensagens de médicos que aprenderam a sinalizar para seus pacientes”, compartilha Ronaldo.