O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, está mais acessível virtualmente para o público em geral, com lançamento do site Portoem360. O portal foi desenvolvido para hospedar vídeos produzidos com a técnica de imersão de imagem em 360°, oferecendo ao espectador visitar e conhecer em detalhes, as vistas, locais, cargas e equipamentos praticamente inacessíveis para o cidadão comum.
O projeto será apresentado pela primeira vez, com o fornecimento de óculos de realidade virtual, dentro do AAPA Latino — 30º Congresso Latinoamericano de Portos, no Blue Med Convention Center, em Santos, de 28 a 30 de novembro. O portal estará disponível para o público em geral a partir do dia 29 de novembro.
Portoem360 tem o objetivo de produzir maior conhecimento, resultando em inúmeros benefícios decorrentes, como maior envolvimento e participação; ampliação da noção da importância histórica, econômica e social; a melhoria da percepção para a opinião pública; a qualificação das abordagens; além de instrumentar os debates, principalmente sobre a relação do porto ou dos portos com as suas cidades. “Ninguém defende ou respeita aquilo que não conhece”, afirma o produtor executivo do projeto, Silvio Reis Jr., à frente da produtora de audiovisual Release Eletrônico.
A iniciativa é possível a partir do financiamento obtido com um prêmio conquistado em um edital do Programa de Ação Cultural — Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O Edital 26/2021 foi direcionado para projetos de produção de games e realidade virtual. A Release Eletrônico foi contemplada com o projeto “Visita virtual ao Porto de Santos”.
O portal Porto em 360° nasce com os mesmos conceitos do metaverso, quer seja na forma de relacionamento e interação com o mundo externo, quer seja com pessoas, empresas, como bancos, serviços, entretenimento ou na Educação. Os vídeos para o Portal têm imagens captadas com imersão 360° com câmeras de 8K, com stereoscopia, mais comumente chamado de efeito 3D. A sonorização, a edição e a finalização foram feitas em softwares apropriado. As primeiras cinco edições fazem parte do pacote contemplado com o Edital do Proac, com os títulos O Porto; Navios e Coordenação, Operação Contêiner; Operação Açúcar e Operação Celulose.
As produções têm inserções “live action”, com cenas que foram gravadas dentro dos navios, nos terminais portuários, em barcos de apoio e em pontos da cidade de Santos e Guarujá onde existem espaços de interação com o Porto. Em uma segunda etapa, em cinco vídeos do projeto vencedor do Proac haverá a possibilidade de interação por meio de hotspots distribuídos ao longo da exibição. Ao clicar nestes hiperlinks o espectador vai acessar mais informações sobre o assunto.
O projeto está estruturado para ampliar e criar experiências únicas para cada participante. As versões com interatividade utilizando hotspots serão fornecidas gratuitamente para escolas, universidades e centros de formação técnica e de comércio exterior. Qualquer pessoa poderá assistir aos vídeos com efeito de imersão 360° pelo Youtube. Para dispositivos móveis é necessário o app do Youtube.
Fotos: Divulgação.