A Samsung fecha o ciclo de lançamentos com IA de 2024 com a chegada da linha de aparelhos de ar-condicionado WindFree IA. “Este lançamento conclui a oferta de produtos e soluções inteligentes para uma casa conectada da companhia este ano”, afirma o diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung, Thiago Arbulu. Além de recursos de inteligência artificial, os novos aparelhos estão conectados ao aplicativo SmartThings, o ecossistema de aparelhos inteligentes da Samsung. o que dá o controle de uma série de funcionalidades do dispositivo no smartphone, por exemplo.
Os novos aparelhos de ar-condicionado da linha WindFree AI podem ser encontrados nos modelos WindFree AI (nas versões quente e frio ou só frio) e WindFree POWERVolt AI (disponível na versão Frio). Este último, equipado com a tecnologia POWERvolt Bivolt, que funciona ininterruptamente tanto em 127V quanto 220V, além de ser mais resistente a picos de energia de até 473V, sem impactar na eficiência. Nos dois modelos, a inteligência artificial aprende as preferências do usuário, além de comparar as temperaturas interna e externa, proporcionando um ambiente mais confortável, e garantir uma economia de até 77% no uso de energia. Já a tecnologia WindFree consiste em dispersar ar climatizado através de 23 mil microfuros que eliminam o vento gelado direto, deixando o ambiente ainda mais confortável sem o incômodo do vento.
Os modelos contam com o modo Welcome Cooling, dentro do aplicativo SmartThings, que detecta a localização do usuário pelo smartphone e liga o ar-condicionado a partir de uma distância predefinida. Com isso, o consumidor chega em casa com o ambiente climatizado. Ainda pelo SmartThings é possível ligar e desligar os aparelhos, controlar a temperatura e muito mais, também por comandos de voz com a Bixby, Alexa ou Google Assistente.
Economia de energia
Essa conectividade permite ao consumidor um controle maior sobre os gastos de energia do aparelho. A função SmartThings Energy permite que o consumidor determine o valor que deseja gastar com o aparelho, criando limites de consumo. Ao chegar perto do valor estipulado, o aplicativo envia uma mensagem para o usuário informando o valor atual do gasto com energia.
Ainda citando a economia promovida pelos lançamentos, é possível ter até 77% de economia de energia com o modo WindFree, quando comparado com o modo de resfriamento rápido, que mantém o ambiente climatizado, reduzindo o consumo desnecessário de energia ao manter a operação regular após o ambiente atingir a temperatura desejada. Além disso, os novos modelos contam com o compressor Digital Inverter Ultra, que consome menos.
Menos ruído
Os aparelhos foram desenvolvidos com foco no conforto dos usuários, com destaque para o baixo ruído. Segundo dados da Samsung, em seu nível mais baixo, o aparelho gera apenas 16 dB de ruído, sendo quase tão silencioso quanto um sussurro.
Com maiores aberturas por conta de seu design, o modo de Resfriamento Rápido consegue alcançar até 15m de distância em linha reta, resfriando o ambiente até 43% mais rápido. Já o modo Good Sleep oferece monitoramento de temperatura e umidade do ambiente para mantê-lo confortável durante a noite toda, se conectando, inclusive, com os smartwatchs da marca.
Ar mais puro
Os modelos contam com um filtro bacteriano que pode ser facilmente lavado, garantindo que a parte interna da unidade permaneça limpa. Ele coleta pó e elimina até 99% de bactérias. Além disso, quando o ar-condicionado é desligado, a função de limpeza automática opera sozinha o ventilador para remover pó e umidade no trocador de calor. Assim, ele permanece limpo e seco, evitando o desenvolvimento de bactérias e mofo.
Preço e disponibilidade
Os novos aparelhos WindFree AI estarão disponíveis para compra na próxima semana com os preços sugeridos de R$ 3.399, na versão só frio e R$ 3.699, na versão quente e frio.
Imagem: Divulgação.