A Samsung apresenta o Message Guard, um recurso criado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, em Campinas. A solução tem o objetivo de proteger os dispositivos móveis Galaxy contra ataques de clique zero, um tipo de ataque que ocorre por meio do recebimento de arquivos de imagem com códigos maliciosos. Atualmente, o Message Guard é compatível com os mais diversos aplicativos de mensagens, incluindo o Samsung Messages, Google Mensagens, Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp.
O novo recurso contou com a participação de uma equipe composta por 11 pessoas, entre doutores, mestres, engenheiros e analistas de software para seu desenvolvimento. A solução foi criada com base em uma pesquisa aprofundada sobre as mais diversas vulnerabilidades e ameaças tecnológicas e suas tendências, considerando o potencial e a gravidade dos possíveis danos ao usuário, bem como eventuais opções de defesas. A equipe envolvida na criação do Message Guard também atuou no levantamento de requisitos para a efetividade do recurso, desenvolvimento da arquitetura e testes de códigos.
“O Message Guard funciona como uma quarentena virtual, isolando um novo arquivo de imagem do restante do dispositivo. Ele realiza uma análise detalhada do arquivo de forma gradual, processando-o em um ambiente controlado para evitar que o dispositivo seja infectado. Esse trabalho é realizado automaticamente e em um segundo plano, não exigindo qualquer ação por parte do usuário”, afirma o gerente sênior de P&D da Samsung Brasil, José Carlos Camargo. “Atualmente, vivemos em um cenário em que as ameaças estão cada vez mais diversificadas e agressivas. A cada três consumidores em todo o mundo, um já foi vítima de invasões em que dados pessoais foram hackeados. Pensando nisso, a Samsung está atenta para criar medidas de prevenção a fim de elevar a segurança dos usuários, e o Message Guard é uma delas”, completa o executivo.
Mesmo sem indícios de ataques desta natureza nos smartphones Galaxy, a Samsung disponibiliza globalmente e de maneira automática e gratuita o recurso em diferentes produtos de seu portfólio. Ao finalizar os testes de qualidade e desempenho, a solução foi aplicada inicialmente nos dispositivos da série Galaxy S23 com One UI 5.1, sendo gradativamente estendida para outros modelos. Atualmente, smartphones Galaxy da linha S e Z com One UI 6.0 ou superior contam com o Message Guard. Na categoria de tablets, os modelos da série Galaxy Tab S9 com One UI 5.1.1 também vêm com o recurso instalado.
Para verificar se a funcionalidade está disponível e habilitada, o usuário pode acessar Configurações > Opções de Desenvolvedor > Segurança > Desativar Proteção de Sandbox em seu dispositivo Android. Com esta última opção desativada, o usuário está devidamente protegido com o recurso Samsung Message Guard. O Bloqueador Automático também permite que o usuário habilite a proteção do Message Guard em aplicativos de mensagens terceiros. Saiba como habilitá-lo clicando aqui.
Imagem: Divulgação.