O mercado de tecnologia continua avançando, com novidades a todo o momento, principalmente na área de programação. Por esse motivo, é fundamental que os profissionais envolvidos diretamente com esse setor estejam ligados aos acontecimentos. Dados do Google Trends mostram que a pesquisa por ciência de dados e tecnologia cresceu consideravelmente: 1170% nos últimos cinco anos, isso só no Brasil. Outro dado de impacto é a busca pela carreira de programador, que saltou 30% de 2021 para 2022. Por isso, a Hashtag Treinamentos lista algumas tendências para quem não quer ficar para trás e seguir crescendo na profissão.
Linguagem Python
Uma das linguagens de programação mais populares da atualidade e com alta demanda no mercado de trabalho, a linguagem Python detém popularidade por ser versátil, já que permite aos usuários a aplicação em criação de páginas Web, de softwares, de projetos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, cálculos matemáticos complexos e automações de processos e sistemas.
Além disso, outro fator que pesa a favor da Python é a simplicidade. Por ser extremamente intuitiva, permite até mesmo a criação de códigos mais eficientes do que em outras linguagens de programação.
“Aprender a programar em Python é uma forma de olhar também para o bolso, já que estamos falando de uma das áreas mais bem pagas da atualidade e alta demanda de mercado. Quem domina essa linguagem aumenta exponencialmente suas chances de empregabilidade. Então vale todo o esforço e dedicação, capaz de transformar carreiras”, acrescenta João Martins, da Hashtag Treinamentos.
Power BI
Ferramenta da Microsoft criada em 2015 para preencher a lacuna entre os dados e a tomada de decisão, o Power BI é capaz de criar relatórios de forma muito simples e visual, o que desperta o interesse de empresas do mundo todo. Por isso, também é uma área de grande possibilidade de vagas no mercado de trabalho.
Empresas nacionais e multinacionais já estão por dentro dessa tecnologia, com implementação em larga escala. O motivo: a alta capacidade de análise de dados unida a uma excelente apresentação de resultados, o que permite criar impacto e leveza em relatórios até então complexos.
“Hoje, ter o domínio do Power BI no currículo é um grande diferencial, mas é certo que, muito em breve, dominar essa ferramenta será um pré-requisito para a conquista de uma vaga”, comenta o executivo.
Foto: Divulgação.